Por que investir em identidade visual?
- Raíssa Jappe
- 3 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de abr. de 2021
Se você está começando a empreender ou já tem uma empresa (sem uma comunicação visual estruturada), este texto é para você.
E eu falei ali no título “investir” de propósito, porque, se a identidade for pensada de forma estratégica e executada assertivamente, o retorno para você e sua marca virá. Daí a importância de se ter um bom designer envolvido no projeto.

Mas o que é identidade visual?
Identidade visual é uma terminologia muito comum em Design e consiste no conjunto de características que podem ser reconhecidas fisicamente em uma marca, por meio de elementos tangíveis como logotipo, cores, tipografia, formas, padrões e aplicações.
Embora não garanta o sucesso de uma marca (que depende de outros fatores como estratégia, comunicação, etc), uma boa identidade visual irá contribuir positivamente em 5 principais pontos: identificação, reconhecimento, direcionamento, diferenciação e profissionalismo.
E por que esses pontos são tão importantes?
IDENTIFICAÇÃO: Para ter uma imagem que de fato represente você ou o seu negócio e transmita de forma objetiva a mensagem que você quer.
RECONHECIMENTO: Para ter uma comunicação visual padronizada, consistente e facilmente identificada pelo seu cliente potencial.
DIRECIONAMENTO: Para falar com o público certo, de forma clara e assertiva, e se aproximar de seus clientes.
DIFERENCIAÇÃO: Para ser reconhecida desde o primeiro contato e se destacar no meio das diversas outras marcas do seu segmento.
PROFISSIONALISMO: Para transmitir confiança e credibilidade e atrair mais clientes com a sua marca.
Dica bônus!
Sabe aquela imagem, que você logo identifica de que marca é, quando passa na timeline das mídias sociais? Ou aquele feed lindo de Instagram que te transmite uma sensação de confiança e profissionalismo? Já parou para pensar o que eles têm em comum? Pois é, uma das coisas (mas não só isso) é a tal da identidade visual bem estruturada.
Se ela não estivesse ali (ou estivesse mal executada), grandes chances de você passar direto pela informação ou até mesmo se incomodar com a comunicação visual, mesmo que, aparentemente, sem explicação.
A verdade é que tudo tem design (bom ou ruim). Talvez você não reconheça de cara um bom design, mas certamente vai perceber quando ele for ruim (ou ineficiente).
Se quiser saber mais sobre o assunto, vai no meu perfil profissional para saber mais sobre assuntos relacionados a Design e aproveita pra ver se você percebe uma identidade visual pensada estrategicamente. ;)
Comments